Get Adobe Flash player
Enquetes
Você faria um Curso de Capacitação?
 
Menu do Usuário
Últimas Notícias
Home Cursos Preparatório para Concurso

 

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO

.

DIRETOR DE ESCOLA ESTADUAL

Resolução SE 56 de 14/10/2016

 .

CURSO PREPARATÓRIO - COMPACTO

5 blocos de 8h cada – 40 horas de duração

  À vista no ato da inscrição - 1 X 690,00

 

Ou

1 X 739,00 – 739,00

2 X 388,00 – 776,00

3 X 272,00 – 816,00

4 X 214,00 – 856,00

5 X 180,00 – 900,00

 

COM DESCONTO SINDICALIZADO*

 

À vista no ato da inscrição - 1 X 640,00

 Ou

1 X 690,00 – 690,00

2 X 363,00 – 726,00

3 X 254,00 – 762,00

4 X 200,00 – 800,00

5 X 168,00 – 840,00

* somente com comprovante

DESCONTO PARA ALUNO DO CURSO MODULADO

À vista no ato da inscrição - 1 X 590,00

ou

1 X 640,00 = 640,00

2 x 338,00 = 676,00

3 x 237,00 = 711,00

4 x 187,00 = 748,00

5 x 158,00 = 790,00

.

CURSO PREPARATÓRIO - MODULADO

9 módulos de 8h cada - 72 horas de duração

 

CURSO QUINZENAL

(até a publicação do edital)

 

1 X 1.100,00 = 1.100,00

cheque /dinheiro/ cartão de crédito ou débito

ou

 1.320,00 dividido em até 6 parcelas

cheque/ cartão de crédito

Introdução

.

Desde o ano de 2013, a Secretaria de Estado de Educação tornou pública a necessidade de abertura de concurso público para o cargo de Diretor de Escola da rede estadual paulista de ensino.

No ano de 2013, o anúncio do concurso público para provimento de cargo de Diretor de Escola apresentava o claro inicial de 1.450 (um mil quatrocentos e cinqüenta), sendo que o processo de formação dos candidatos estava pautado na Resolução SE 52/2013, de cujo temática central estava na crença de que a habilidade e a competência consistiam em ponto de partida elementares e iniciais para que se pensasse no perfil dos, ali anunciados, gestores escolares.

No texto legal, supracitado, a materialização das expectativas profissionais dos candidatos se encontravam justapostas às idéias de que competiria a esses apresentar uma tríade intelectual que perpassassem os conhecimentos inerentes às dimensões da docência, educadora e das competências técnicas do cargo pretendido.

Em 29/04/2016, a Secretaria de Estado da Educação novamente anunciou o concurso público para Diretor de Escola, desta vez, apresentando 450 provimentos a mais, aumentando, assim, as possibilidades de ingresso.

Já a Resolução SE 56/2016, que orienta o novo concurso para Diretor de Escola exprime o perfil profissional do Diretor de Escola a partir da capacidade e conhecimento técnico, observando uma ação orientada pela gestão democrática e, essencialmente, pense na Educação Básica como apresenta a habilidade e a competência passiveis de desenvolvimento na carreira e,  sobretudo, pela construção de princípios éticos sobre Administração Pública e a expressão de sua vontade, no cotidiano escolar.

O Curso Claretiano vem preparando os candidatos para o certame em questão, repensando, metodologias de estudos e construção de conhecimentos com qualidade e eficiência propiciando aos futuros Diretores de Escola aulas que visam dar condições de aprender, aprimorar, aperfeiçoar, aprofundar e, de forma integrada, apresentar os conteúdos presentes na bibliografia da Resolução SE 56/2016, de modo compacto.


Justificativa

O curso compacto tem por objetivo oferecer aos candidatos ao cargo de Diretor de Escola o estudo integrado dos conteúdos presentes na Resolução SE 56/16.

Se tomarmos as premissas que diferenciam a concepção do perfil profissional de Diretor de Escola, nos termos da Resolução SE 56/16, daquelas presentes na Resolução SE 52/13, temos que a habilidade e a competência, ponto de partida do ato legal retrocitado, passa a ocupar não mais a condição de ingresso no cargo, mas o posicionamento de performance na carreira.

Neste sentido, a capacidade e o conhecimento presentes nos eixos da Resolução SE 56/16 servem como os qualificadores do profissional que a Administração Pública projeta para o perfil de Diretor de Escola: capaz de enfrentar os desafios do cotidiano escolar desprezando procedimentos atécnicos e, sobretudo, intelectualizando as ações, rumo à construção de decisões que respeitem a gestão democrática, em seus atributos coligado e institucional.

Assim, estudar a bibliografia pressupõe compreendê-la em sua totalidade, aproximadamente os temas de modo que, ao integrá-los, o candidato possa enxergar o funcionamento da escola.

Para tal, ao repensarmos o curso em blocos temáticos chegamos à seguinte idéia: propiciar ao candidato a aprendizagem ao inteiro teor bibliográfico, apontando o diálogo entre as obras e legislação vigente e a aplicabilidade do conhecimento construído às questões objetivas do certame.

Por fim, o candidato estará preparado para discutir os temas que envolvem a gestão escolar, no âmbito da Administração Pública, bem como a relação existente entre os textos legais e os procedimentos pedagógicos para a sua implementação apontados nas obras referendadas na Resolução SE 56/17.

 

Reflexões para a venda do Curso Compacto

O curso compacto surge da necessidade de atender, com qualidade, a demanda dos candidatos ao curso de Diretor de Escola, que, por motivos variados, não puderam fazer o estudo modulado, em nove etapas, com a característica de aprender, aprimorar, aperfeiçoar e aprofundar os temas previstos na Resolução SE 56/16.

Para o atendimento de toda a bibliografia do concurso, o Claretiano oferece ao candidato o estudo integrado da bibliografia com blocos temáticos.

Mas, quais seriam as principais diferenças e semelhanças entre o curso modular e o por blocos temáticos?


Veja:

.

Curso modulado:

- a preparação do candidato é feita em nove módulos;

- estuda, a cada 8 horas, um tema;

- estabelece relações entre os temas sob duas vantagens: o tempo da aula e o tempo de estudo individual;

- constrói condições de aprofundamento temático, com facilidade de acesso ao material do curso e distância de data da prova;

.

Curso por bloco temático:

.

- o candidato prepara em 5 encontros;

- estuda integradamente, a cada 8 horas, dos 4 encontros, a bibliografia do concurso para Diretor de Escola. Os autores serão estudados, pela convergência de idéias e propostas e a legislação a partir de um bloco temático que trata desde os princípios constitucionais da Administração Pública aos princípios que regulamentam a legalidade dos procedimentos administrativos que norteiam a ação dos gestores;

- constrói condições de aperfeiçoamento e aprimoramento, sendo o aprofundamento da competência do candidato, por meio do estudo dos (documentos) material;

 

 • Vantagens para o candidato do curso modulado: aderir ao curso com desconto a ser especificado, como forma de revisão ao conteúdo.

• Vantagens para o candidato que fará o curso por bloco temático: a intersecção conceitual será feita durante os encontros, sendo o gerenciamento do tempo feito pelo candidato.

 A vantagem é que o quanto antes o candidato aderir ao curso por blocos temáticos, mais tempo para o aprofundamento individual.

Por metodologias distintas, os candidatos dos dois cursos terão acesso ao inteiro teor da bibliografia.

.

Perguntas e respostas

.

a) O que é o curso Compacto?

O Curso Compacto é uma forma integrada de aprender os conteúdos presentes na Resolução SE 56/2016, permitindo aos candidatos a junção dos pensamentos dos autores e da legislação.

b)Se eu fizer o Curso Compacto vou ter a mesma chance dos candidatos que estão estudando o curso de 9 módulos?

Sim, porque a bibliografia é  comum para os dois cursos: a Resolução SE 56/2016 na íntegra.

 c)Se eu perder aulas, como será a reposição?

O Curso Compacto é feito com base na metodologia integrada, portanto, se o candidato perder aula, na verdade, perde um bloco temático e poderá repor no local onde houver o curso Compacto no Estado, sendo de sua inteira responsabilidade.

d) O material do curso Compacto é iagula ao Modulado?

Sim, a diferença é que a organização do CD atende à forma como o curso está estruturado. Por exemplo, no modular, temos os conteúdos referentes ao assunto tratado, por exemplo: avaliação, legislação. No Compacto, temos os temas organizados a partir das obras: Gestão Democrática e Indicadores de Qualidade. (todos os candidatos terão todo o material no CD). 

 .

APOSTILA EM CD*** e/ou E-MAIL -  arquivos em PDF

Entregue semanalmente antes de cada aula para leitura posterior

.

*** Todos os itens que estão disponíveis para DOWNLOAD na Resolução SE 56, será colocado na íntegra no CD.

.

Para ler os arquivos você precisa do leitor de PDF - Instalar

.

O líder não muda, EVOLUI!